VISITE, ACESSE, SIGA

Estamos mantendo as informações do GRUPO DE ORAÇÃO EM SOROCABA no blog:
www.firmenarocha-sorocaba.blogspot.com
DEUS ABENÇOE!!!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

VENCER O DESÂNIMO E O DESESPERO 1Samuel 17:1-52

Desde ontem, estava com um desejo de colocar no papel (rsrsrs só depois que enviar para imprimir é lógico, pois estou digitando no WORD) o que DEUS colocou no meu coração, uma Palavra de Ânimo, isto é, de Vida!!! Ontém(28/07/2010) minha esposa, Pra Magaly perguntou o que estava acontecendo, pois estava tenso, preocupado, e como todos nós, temos os nossos GIGANTES DIÁRIOS! Mas confesso que estava agindo, com as minhas próprias forças, escolhendo a armadura, o esconderijo. E DEUS colocou a passagem de DAVI contra Golias. E seis versículos me chamaram a atenção de 1 Samuel 17:
10. Disse mais o filisteu: Hoje afronto as tropas de Israel: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.11 Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito.16 Chegava-se, pois, o filisteu pela manhã e à tarde; e apresentou-se por quarenta dias.24 Todos os israelitas, vendo aquele homem, fugiam de diante dele, e temiam grandemente; 48 Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. 51 Pelo que correu Davi, e, lançando-se sobre o filisteu, tomou-lhe a espada...


Quantas vezes os problemas nos afrontam??? E fazendo assim que nos espantemos e que assim o medo nos domine. Começando o dia e ao encerrar o dia com palavras de desânimo e de desgraça, de ameaças, e na nossa vã sabedoria, e na nossa inútil força, acabamos de procurar uma rota de fuga e de esconderijo. Porém o que fez Davi??? Não ficou com os medrosos e derrotados, veja que quando o gigante partiu para cima, ele antecipou-se e partiu para o ataque, apressou-se e deixou as fileiras, onde predominava o medo, o conformismo, a derrota, e letargia, a amarração. E repetiu isso depois que derrubou o gigante, correndo em direção dele para lhe tomar a espada e encerrar de vez com o problema.
Davi não ficou limitado às palavras e à fé, mas partiu para a ação, sendo o único a se oferecer para enfrentar o gigante.
Percebemos, no episódio, traços importantes do caráter de Davi. Ele era submisso e obediente ao seu pai. Era trabalhador, cuidando das ovelhas. Estava disposto a servir, levando o alimento para seus irmãos. Era corajoso, pois não se negou a correr riscos indo ao campo de batalha. Era solidário e participativo. Ele poderia considerar que o gigante era um problema dos soldados. Contudo, o jovem tomou uma postura em defesa do interesse coletivo, entrando numa guerra que não era particularmente sua.
Na preparação do "soldado" o rei Saul colocou nele o seu capacete, sua couraça e cingiu-lhe a espada. A Bíblia diz que Davi tentou andar e não conseguiu tamanho era o peso da armadura.
Aquela não era a "Armadura" adequada para aquele homem! Então Davi "tomou o seu cajado na mão, escolheu cinco pedras lisas do ribeiro, pô-las no alforje de pastor que trazia e, lançando mão da sua funda..." 1 Samuel 17.40, foi para o combate.
Todos sabem o final desta história – Davi derrubou Golias manuseando uma funda e com uma única pedra.
Que "Armadura" ele usava?
Davi deixou claro de que era feita a sua armadura quando disse: "O Senhor que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu" (I Samuel 17.37a).
Davi seguiu em Nome de Deus, se revestiu da "Armadura" da fé e permitiu a ação do Senhor através de sua vida.
Como você enfrenta seus Golias no dia-a-dia?
Em nome de quem você caminha nesta longa estrada da vida?
"Um Golias se levanta a cada dia e a cada momento tentando derrubar a cada um de nós", sabia?
O inimigo de nossas almas não descansa e quer assustar com um "aparente" poderio, como se fosse imbatível.
Seguramente se você estiver sozinho com a sua armadura da presunção, experimentará a derrota.
Mas, assim como Davi fez, revista-se da "Armadura" de Deus.
Todos nós temos os gigantes com os quais precisamos lutar e vencer. Na verdade, cada um de nós, existencialmente, enfrenta seus próprios gigantes.
O exército de Israel intimidou-se com o tamanho de Golias. A presença do gigante apavorou o povo de Deus. Mas entre eles um mostrou-se ter uma fé maior que o tamanho de Golias.
Davi creu na providência de Deus e na Sua aliança com Israel.
Como fez Davi, também precisamos aprender a confiar no Senhor. Para vencer o mundo, a carne e o diabo, o segredo é viver no Espírito de Deus.
Diante de todas as adversidades da vida, não devemos nos impressionar com o tamanho do gigante. Persevere, fique firme, tenha fé, pois Ele, o Senhor Jesus, é vitorioso e não conhece a derrota. Ele sabe bem o que você está passando, o que eu estou passando, do que estamos precisando.
Não deixe o inimigo lhe enganar! Vista-se com essa "Armadura", busque forças no Senhor e no dia mau você verá que Cristo nunca abandona aquele que O ama. Tenha certeza, o gigante já está derrotado!!! Nós somos Mais-do-que-Vencedores!!!
Tenha ousadia, rapidez, não hesite perante o problema, não desanime, se posicione, tenha atitude, mova-se e aja como VENCEDOR!!!
“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”. Efésios 6.13
Pb. Marcelo - A Casa da Rocha de Sorocaba